Comboio leva corpo de Shimon Peres para Jerusalém

Jerusalém, 29 set (EFE).- Um comboio de veículos da polícia escoltou nesta quinta-feira o corpo do ex-presidente de Israel e Nobel da Paz, Shimon Peres, que morreu ontem, aos 93 anos, desde a cidade de Tel Hashomer, até Jerusalém, onde será velado no parlamento, para que os israelenses possam se despedir dele.

De acordo com um comunicado da polícia, são aguardadas milhares de pessoas no local onde estará o caixão de Peres, na esplanada do parlamento, e que permanecerá até às 21h (hora local), mas não está descartado que esse prazo seja ampliado.

No início acontecerá uma cerimônia oficial como parte do rito fúnebre, onde discursarão o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, o presidente Reuven Rivlin - que chegou de madrugada da Ucrânia após interromper uma visita oficial por causa da morte de Peres -, assim como o presidente do parlamento, Yuli Edelstein, e o líder da oposição e dirigente trabalhista, Isaac Herzog.

A polícia israelense montou um dispositivo especial com milhares de policiais e da Guarda de Fronteiras em diversos pontos de Jerusalém para garantir que as homenagens aconteçam sem problemas.

Além disso, os transportes públicos funcionarão gratuitamente em diversos pontos da cidade e nas vizinhas Latrun e Modi'in para facilitar a ida da população para Jerusalém.

Muitas ruas permanecerão fechadas ao trânsito e o tráfego na estrada que liga Tel Aviv com Jerusalém será interrompido à tarde para facilitar a locomoção das dezenas de delegações internacionais que devem comparecer ao sepultamento, amanhã, no cemitério do Monte Herzl, em Jerusalém.

Os serviços de segurança de Israel se preparam para garantir o deslocamento dos líderes, e a aterrissagem e decolagem em poucas horas de mais de 120 aviões.

Será uma quantidade superior a do funeral de Yitzhak Rabin, assassinado em 1995.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos