Topo

Obama discursará no funeral de Shimon Peres

29/09/2016 19h18

Washington, 29 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, discursará no funeral de Shimon Peres nesta sexta-feira em Jerusalém, conforme informou a Casa Branca.

O porta-voz da presidência americana, Josh Earnest, afirmou que Obama está preparando o discurso após ter sido convidado a falar na cerimônia que será realizada no cemitério Monte Herzl, em Jerusalém.

"O presidente foi convidado para falar no serviço fúnebre. O discurso está sendo escrito neste momento", declarou o porta-voz.

Obama liderará uma grande delegação de funcionários e personalidades políticas americanas que viajarão para o funeral, entre eles o ex-presidente Bill Clinton, o secretário de Estado, John Kerry, e a líder da minoria democrata na Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi.

Ao todo, 30 representantes do governo americano viajarão ao funeral de Peres, incluindo diversos legisladores e diplomatas.

Entre os que comparecerão ao último adeus ao ex-presidente e ex-primeiro-ministro israelense, um dos pais fundadores de Israel e o líder dos Acordos de Paz de Oslo, estará o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

O ex-presidente e Nobel da Paz Shimon Peres morreu nesta quarta-feira, aos 93 anos, duas semanas após sofrer um acidente vascular cerebral.