Papa anuncia que não poderá viajar à Argentina em 2017
O pontífice afirmou na mensagem que "gostaria de ir à Argentina para beatificar Mama Antula e canonizar o padre Brochero", mas acrescentou que não poderá fazê-lo, pois "não será possível".
"Vocês sabem o quanto eu gostaria de voltar a vê-los. E também não poderei fazê-lo no ano que vem, porque já tenho compromissos marcados para a Ásia, a África, e o mundo é maior que a Argentina", afirmou Francisco.
Está previsto que o pontífice receberá o presidente da Argentina, Mauricio Macri, no Vaticano no próximo dia 15 de outubro, na véspera da canonização do sacerdote José Gabriel Brochero (1840-1914), conhecido como o "padre gaúcho".
Em sua mensagem ao povo de seu país, Francisco também falou sobre as "festividades do bicentenário" da independência argentina, que será comemorado este ano, e destacou que, em 2016, "acontecem dois fatos" que fazem a história da Argentina grande, "dois fatos que são muito importantes e muito fortes".
"Um é a beatificação de Mama Antula, uma mulher que ajudou a consolidar a Argentina profunda e o outro é a canonização do padre Brochero, esse padre gaúcho que teve a compaixão de seus queridos serranos e lutou por sua dignidade", lembrou o papa.