Atentado da Al Shabab contra restaurante em Mogadíscio deixa três mortos

Mogadíscio, 1 out (EFE).- Pelo menos três pessoas morreram neste sábado e várias ficaram feridas em um atentado com carro-bomba perpetrado pela milícia jihadista Al Shabab em um restaurante de Mogadíscio, capital da Somália, informaram à Agência Efe fontes policiais.

O carro explodiu diante da porta do restaurante Blue Sky, muito perto do teatro nacional, onde ainda é possível ver uma grande coluna de fumaça causada pela explosão.

Fontes da polícia indicaram que pelo menos três pessoas morreram no atentado, embora o número não seja definitivo devido ao grande número de feridos.

Al Shabab reivindicou este atentado e ameaçou novamente intensificar os ataques na Somália, que nas próximas semanas iniciará o processo eleitoral, o primeiro democrático em 47 anos.

Após vários adiamentos, está marcada para 30 de novembro a realização das eleições presidenciais no país em meio a um clima de insegurança devido aos constantes atentados de Al Shabab.

Nos últimos meses, os jihadistas perpetraram vários ataques contra hotéis e restaurantes da capital, o último deles em 30 de agosto, quando mataram 22 pessoas em um atentado com carro-bomba contra um hotel situado perto do Palácio Presidencial.

A milícia islamita Al Shabab anunciou em 2012 sua adesão formal à Al Qaeda e luta por instaurar um Estado islâmico de corte wahhabista na Somália, onde controla grandes extensões de território no sul e no centro do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos