Furacão Matthew baixa para categoria 4, mas alerta para Jamaica é mantido

Washington, 1 out (EFE).- O potente furacão Matthew, que ameaça especialmente a Jamaica, baixou neste sábado para categoria 4, após ter alcançado na sexta-feira a máxima de 5 na escala Saffir-Simpson, com ventos de até 250 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA.

No boletim emitido pelo NHC às 12h GMT (9h, em Brasília) deste sábado, Matthew avançava a uma velocidade de 11 km/h em direção oeste.

O furacão estava a essa hora a 585 quilômetros ao sul de Porto Príncipe, capital do Haiti, e a 645 quilômetros ao sudeste de Kingston (Jamaica).

Segundo o NHC, Matthew, que alcançou na sexta-feira pela noite a categoria 5, a máxima na escala Saffir-Simpson, é o furacão "mais potente" que castiga o Atlântico desde Félix, que deixou mais de 130 mortos em sua passagem pela Nicarágua em 2007.

Neste último boletim, o NHC, com sede na cidade americana de Miami, na Flórida, mantém um aviso de furacão para a Jamaica e um alerta de tempestade tropical está vigente para a fronteira entre Colômbia e Venezuela.

Perante esse cenário, a população jamaicana já se prepara para a chegada do furacão, com o governo em "alerta máximo" e após a ordem para a ativação de comitês locais de gestão de desastres para ajudar os cidadãos.

Além disso, meios de comunicação locais divulgaram imagens de como a população se abastece de mantimentos em comércios de toda Jamaica perante a próxima chegada de Matthew.

Por outro lado, está vigente um aviso de tempestade tropical para o Haiti, desde a fronteira sul com a República Dominicana até Porto Príncipe.

Segundo a previsão do NHC, Matthew girará hoje rumo ao oeste-noroeste e mais tarde se movimentará em direção nornoroeste.

Na trajetória prevista pelo NHC, o olho do furacão se afastará da península de La Guajira, no extremo nordeste da Colômbia e o extremo noroeste da Venezuela, se movimentará pelo Caribe central durante o dia de hoje e se aproximará à Jamaica entre no domingo pela noite e na segunda-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos