Haiti está em alerta por causa do furacão Matthew

Porto Príncipe, 1 out (EFE).- As autoridades do Haiti evacuaram a população das principais áreas de risco depois que o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos incluiu o Haiti no alerta pela passagem do furacão Matthew, que caiu neste sábado para a categoria 4 na escala Saffir-Simpson.

O olho do Matthew está a 590 quilômetros de Porto Príncipe, e o alerta se estende na área que vai da fronteira sul com a República Dominicana até Le Mole Saint Nicholas.

Segundo as estimativas do NHC, no sul e sudoeste do Haiti poderiam cair até 63 centímetros cúbicos de chuva.

Perante as previsões, as autoridades haitianas começaram a "evacuar a pessoas em áreas de alto risco, especialmente na região sul do país", declarou à Agência Efe a diretora da proteção civil, Marie Alta Jean-Baptiste.

"As comunidades que vivem da pesca tem ordem clara de não arriscar sua vida no mar. É um furacão de categoria 4 e o país é muito frágil, vamos informar o povo a cada hora, já que a situação continuará evoluindo", afirmou.

Os ventos do furacão são sentidos em um raio de 45 quilômetros desde seu centro, e os de força de tempestade tropical se estendem até 335 quilômetros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos