Raúl Castro supervisiona preparativos para chegada de furacão Matthew

Havana, 1 out (EFE).- O presidente de Cuba, Raúl Castro, viajou para Santiago de Cuba, na parte leste da ilha, para supervisionar pessoalmente os preparativos para a chegada do furacão Matthew, de categoria 4 e ventos máximos sustentados de cerca de 240 km/hora, informou neste sábado a televisão estatal.

Castro chegou a Santiago, a segunda cidade em importância do país e atualmente em fase de alerta, na qualidade de presidente do Conselho de Defesa Nacional e acompanhado pelos ministros de Transporte, Energia e Minas, Construção, Comunicações, Agricultura, e Comércio Interior.

A visita do líder cubano e dos membros do alto escalão servirá para "orientar, ajudar e controlar diretamente o cumprimento das medidas previstas" para a passagem de furacões e outros fenômenos naturais, segundo o relatório transmitido pela televisão.

A prioridade diante do Matthew, um "intenso" furacão de categoria 4 na escala Saffir Simpson, é "evitar mortes e minimizar os danos", ressaltou a nota.

O último grande furacão que castigou Cuba foi o Sandy, de categoria 2, que em outubro de 2012 devastou principalmente as províncias de Santiago de Cuba e Holguín, onde deixou 11 mortos e centenas de casas destruídas, além de numerosos danos à agricultura, às redes elétricas e as comunicações.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos