"The New York Times" pede que latinos votem "maciçamente" em Hillary

Nova York, 1 out (EFE).- O jornal "The New York Times" pediu neste sábado em um editorial que os latinos dos Estados Unidos votem "de maneira em massa" em favor da democrata Hillary Clinton e considera que sua participação nas eleições presidenciais é "imprescindível".

O editorial publicado hoje em seu site em inglês e espanhol, e que estará neste domingo em sua edição impressa, classifica como um "homem déspota" o candidato presidencial republicano, Donald Trump.

"Se há um ano imprescindível para que os latinos dos Estados Unidos exerçam seu direito a voto, esse é 2016", começou dizendo o editorial.

Lembrou que o eleitorado hispânico dos EUA chega a 27 milhões de pessoas e o número dos que irão às urnas permitirá saber se "a estratégia de fomentar a xenofobia" de Trump pode ser uma "motivação brilhante ou desastrosa".

"Em uma disputa acirrada, uma presença forte de eleitores latinos poderia assegurar a vitória de Hillary em estados-chaves", acrescentou o periódico.

Além disso, "ficaria muito claro que os latinos estão ajudando a forjar o destino de uma nação que sempre se fortaleceu dando boas-vindas a novas gerações de emigrantes".

O "Times" disse que quase três milhões de latinos se somaram ao censo eleitoral desde os último pleito presidencial, o que representa um aumento de 51% em relação a essa última votação.

"Além de derrotar um homem déspota, os latinos têm várias razões para apoiar com entusiasmo sua rival", acrescentou o jornal, que lembrou algumas das propostas a favor dos hispânicos que Hillary vem defendendo em sua campanha.

"Os latinos estão mudando o futuro dos Estados Unidos em salas de aula, locais de trabalho e bairros", disse o periódico. "Só é questão de tempo para que sua marca no sistema político do país se ajuste a suas contribuições em outras esferas", acrescentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos