Candidatas apoiadas por Dilma em comícios sofrem duras derrotas

Rio de Janeiro, 2 out (EFE).- As duas candidatas que a ex-presidente Dilma Rousseff apoiou em comícios políticos antes das eleições municipais deste domingo foram derrotadas, segundo os dados oficiais da apuração.

Após sua cassação, no último dia 31 de agosto, Dilma só apareceu em público em duas oportunidades, precisamente para participar de atos eleitorais de apoio às candidaturas das deputadas Alice Portugal e Jandira Feghali, ambas do PCdoB.

Alice Portugal, que era candidata à prefeitura de Salvador, foi a segunda mais votada, com 14,56%, em eleições que foram definidas no primeiro turno, já que o atual prefeito da cidade, Antonio Carlos Magalhães Neto, tinha 74% dos votos com a apuração praticamente concluída.

O resultado eleitoral de Jandira foi ainda pior, já que a deputada, com quase 100% das urnas apuradas no Rio de Janeiro, ocupava o sétimo lugar entre os mais votados, com o 3,32% dos votos.

Tanto Alice em Salvador como Jandira no Rio contavam com o apoio do PT.

As duas candidatas, ferrenhas defensoras de Dilma durante o julgamento no Congresso que concluiu com a destituição da presidente, tentaram nacionalizar suas campanhas eleitorais e se apresentaram como defensoras da democracia contra os partidos que apoiaram o que consideraram um "golpe de Estado".

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também participou de um comício de campanha de Jandira e manifestou em várias oportunidades seu apoio à candidata do PCdoB.

A deputada descartou hoje que a participação de ambos ex-presidentes tenha prejudicado seu resultado eleitoral neste domingo apesar do desgaste do PT após 13 anos no poder, a grave recessão do país e as várias denúncias de corrupção contra dirigentes do partido.

"O eleitor que se afastou é o que não votaria em mim porque é um eleitor que pode ter apoiado ou considerado correto o processo de impeachment contra Dilma", comentou Jandira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos