Incidente com polícia durante festa na Etiópia deixa pelo menos 20 mortos

Adis-Abeba, 2 out (EFE).- Pelo menos 20 pessoas morreram neste domingo em uma correria durante a realização de uma festa tradicional na região de Oromia, na Etiópia, depois que a polícia utilizou gás lacrimogêneo para dispersar uma multidão de manifestantes, informaram à Agência Efe testemunhas dos fatos.

A oposição, por sua vez, afirmou que o número de mortos no incidente poderia superar 50, enquanto o governo etíope confirmou "vários mortos" sem proporcionar nenhum número.

Os incidentes se iniciaram na cidade de Bishoftu, cerca de 40 quilômetros da capital, quando uma multidão começou a protestar no meio da Irrecha, a grande cerimônia anual dos Oromo, o maior grupo étnico do país que está há meses protestando pelo o que considera uma perseguição injustificada pelas autoridades etíopes.

Um ativista que estava no local e que preferiu manter o anonimato explicou à Agência Efe que a polícia utilizou gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes, o que provocou o pânico entre a multidão.

"O povo começou a correr e alguns caíram em fundações de cerca de 15 metros de profundidade. Outros caíram em cima de outros, o que piorou a situação", relatou esta testemunha, que afirmou que pelo menos 20 pessoas morreram no ato.

O partido opositor mais importante na região, o Congresso Federalista Oromo (OFC), criticou a atuação das Forças de Segurança e assegurou que poderiam haver mais de 50 mortos.

Desde novembro de 2015, a Etiópia registrou uma onda de protestos sem precedentes por todo o país e mais de 500 pessoas morreram como consequência da repressão das Forças de Segurança nas regiões de Oromia, no centro sul do país, Amhara, no norte, e Konso, no sul.

O primeiro-ministro da Etiópia, Hailemariam Desalegn, anunciou recentemente que seu governo tinha ordenado ao Exército e ao resto de forças de segurança que "tomem todas as medidas necessárias para restaurar a paz e a ordem".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos