Incidente com polícia durante festa na Etiópia deixa pelo menos 52 mortos

(Atualiza número de mortos).

Adis-Abeba, 2 out (EFE).- Pelo menos 52 pessoas morreram neste domingo em uma correria durante a realização de uma festa tradicional na região de Oromia, na Etiópia, depois que a polícia utilizou gás lacrimogêneo para dispersar uma multidão de manifestantes, informaram fontes governamentais.

Os incidentes se iniciaram na cidade de Bishoftu, cerca de 40 quilômetros da capital, quando uma multidão começou a protestar no meio da Irrecha, a grande cerimônia anual dos Oromo, o maior grupo étnico do país que está há meses protestando pelo o que considera uma perseguição injustificada pelas autoridades etíopes.

Um ativista que estava no local e que preferiu manter o anonimato explicou à Agência Efe que a polícia utilizou gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes, o que provocou o pânico entre a multidão.

"O povo começou a correr e alguns caíram em fundações de cerca de 15 metros de profundidade. Outros caíram em cima de outros, o que piorou a situação", relatou esta testemunha.

O governo etíope elevou a 52 o número de mortos, que anteriormente testemunhas cifraram em cerca de 20, embora já em um primeiro momento o partido opositor mais importante da região, o Congresso Federalista Oromo (OFC), assegurava que poderia haver mais de 50.

Neste sentido, o OFC criticou a atuação das forças de segurança, às quais atribuiu a responsabilidade deste trágico incidente.

Desde novembro de 2015, a Etiópia registrou uma onda de protestos sem precedentes por todo o país e mais de 500 pessoas morreram como consequência da repressão das forças de segurança nas regiões de Oromia, no centro sul do país, Amhara, no norte, e Konso, no sul.

O primeiro-ministro da Etiópia, Hailemariam Desalegn, anunciou recentemente que seu governo tinha ordenado ao exército e ao resto de forças de segurança que "tomem todas as medidas necessárias para restaurar a paz e a ordem".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos