Irã afirma ter vendido 70 toneladas de água pesada a EUA e Rússia

Teerã, 2 out (EFE).- O Irã vendeu 32 toneladas de água pesada aos Estados Unidos e outras 38 à Rússia, no marco do cumprimento de seus compromissos do acordo nuclear alcançado no ano passado com seis grandes potências, informou o chefe da Agência Iraniana da Energia Atômica, Ali Akbar Salehi.

"As empresas europeias, incluídas as de Alemanha e França, querem adquirir água pesada do Irã e nós lhes expressamos nossa preparação neste sentido", disse Salehi, segundo a emissora estatal de notícias "Press TV".

O chefe da agência explicou que apenas poucos países estão autorizados para produzir água pesada sob as regulações da Agência Internacional de Energia Atômica e que o Irã se transformou em um grande fornecedor internacional desta matéria.

Água pesada é um material empregado na indústria nuclear e tem fins tanto médicos como militares.

Salehi ressaltou que, em virtude do acordo nuclear, Teerã pode manter uma reserva de água pesada de 130 toneladas e oferecer o excedente aos mercados internacionais.

O acordo nuclear alcançado entre Irã e o Grupo 5+1 (Estados Unidos, França, Reino Unido, China e Rússia, mais a Alemanha), que entrou em vigor no último dia 16 de janeiro, prevê limitar vários aspectos do programa nuclear iraniano durante períodos de entre 10 e 25 anos, em troca da suspensão das sanções internacionais ao país.

Sob este acordo, Teerã deve respeitar o limite de posse de 130 toneladas de água pesada, um número que ultrapassou levemente em algumas ocasiões, mas que conseguiu cumprir ao enviar cargas para fora do país, segundo dados da Agência Internacional de Energia Atômica.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos