Papa menciona dificuldade de católicos para escolher entre Hillary e Trump

A bordo do avião papal, 2 out (EFE).- O papa Francisco afirmou neste domingo que para um católico dos Estados Unidos pode ser difícil escolher entre os dois candidatos às eleições presidenciais, a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump, na entrevista coletiva que deu no avião que o levou de volta do Azerbaijão.

Um dos 70 jornalistas que viajam com o papa desde a capital Baku, entre os quais estava a Agência Efe, chamou a atenção do papa para o fato de que ambos candidatos são favoráveis ou ao divórcio ou ao aborto e lhe perguntou em quem então um católico poderia votar.

"Uma escolha difícil para os católicos porque como você me diz há algumas dificuldades em um e em outro candidato", declarou.

No entanto, Francisco não quis se aprofundar no tema já que, segundo disse, não opina "quando se está no meio de uma campanha eleitoral".

O que o papa se permitiu foi aconselhar os católicos a "estudar bem as propostas, rezar e escolher segundo sua consciência".

Declarações do pontífice sobre Trump quando retornava de sua viagem ao México já causaram polêmica depois que afirmou que "se uma pessoa pensa só em construir muros, seja onde for que se encontrem, e não na construção de pontes, não é um cristão. Isso não está no Evangelho".

Por outra parte, Francisco, que ressaltou que não se referia aos Estados Unidos, e disse que "quando acontece que em um país qualquer há dois ou três candidatos, que não satisfaz a nenhum dos eleitores, isto quer dizer que a vida política deste país está politizada demais e não tem cultura política".

Nesse sentido, citou como exemplo a América Latina, onde se está "muito politizado e não há uma cultura política" e "as pessoas se irritam com um partido ou outro, mas sem parar pra pensar nas propostas".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos