Jamaica e Haiti se preparam para chegada do poderoso furacão Matthew

Miami (EUA), 3 out (EFE).- O poderoso furacão de categoria 4 Matthew, com ventos máximos sustentados de 130 milhas por hora (215 km/h), se aproxima da Jamaica e do sudoeste do Haiti, onde seu centro poderia tocar terra na noite desta segunda-feira, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

O quinto furacão da atual temporada ciclônica no Atlântico continua lentamente seu avanço rumo ao norte com uma velocidade de translação de 6 milhas por hora (9 km/h), indicou o NHC em seu boletim.

Matthew se encontra a 220 milhas (355 quilômetros) ao sudeste de Kingston (Jamaica) e a 280 milhas (450 quilômetros) ao sudoeste de Porto Príncipe, capital do Haiti.

Está mantido um aviso de furacão (passagem do sistema em 36 horas) para Jamaica, Haiti e as províncias cubanas de Guantánamo, Santiago de Cuba, Holguín, Granma e Las Tunas, e uma vigilância de furacão (passagem em 48 horas) para Camagüey, Turks e Caicos e o centro das Bahamas, incluídas as ilhas de Long Island, Exuma, Rum Cay, San Salvador e Cat Island.

Da mesmo maneira, a República Dominicana, concretamente desde o oeste de Barahona até a fronteira com o Haiti, está sob aviso de tempestade tropical.

Segundo um provável padrão de trajetória, "o centro de Matthew se aproximará da Jamaica e do sudoeste do Haiti na noite desta segunda-feira e ao leste de Cuba na terça-feira", ressaltou o NHC, com sede em Miami.

Matthew é um "perigoso furacão de categoria 4 na escala de intensidade de Saffir-Simpson, de um máximo de 5, e são esperadas "algumas oscilações de sua intensidade nas próximas 48 horas", embora "permanecerá com um poderoso furacão até quarta-feira", agregaram os especialistas.

De acordo com o centro meteorológico, Matthew é o furacão mais poderoso que se forma no Atlântico desde Félix, em 2007, que deixou mais de 130 mortos em sua passagem pela Nicarágua.

Os cientistas do NHC advertiram do perigo das intensas precipitações que o furacão deixará em sua passagem pela Jamaica e Haiti, com uma chuva acumulada que poderia alcançar os 63 centímetros no sul do Haiti e em zonas do sudoeste da República Dominicana.

Enquanto isso, no leste da Jamaica, pode chegar até 25 centímetros, embora o número possa aumentar até os 38 centímetros.

No leste de Cuba e no oeste do Haiti, o NHC estima que pode haver até 30 centímetros de água.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos