Macri e Temer apostam por seguir buscando vias para a paz na Colômbia

Buenos Aires, 3 out (EFE).- Seguir buscando vias para conseguir a paz na Colômbia foi nesta segunda-feira a aposta dos presidentes da Argentina, Mauricio Macri, e do Brasil, Michel Temer, que concordaram em Buenos Aires que o fim do conflito entre o governo colombiado e as Farc é bom para o país e para toda América Latina.

"Acreditamos na paz. Achamos que a Colômbia seguirá buscando vias para conseguir essa paz que é importante não só para os colombianos mas para a América Latina inteira", destacou Macri perante a imprensa após manter uma reunião bilateral com seu colega brasileiro.

Segundo sua opinião, "é fundamental" que siga havendo um "cessar-fogo" para que haja um espaço "onde possam ser encontradas alternativas, "porque o resultado foi muito semelhante", em referência ao resultado do referendo pela paz realizado no domingo na Colômbia.

Nessa consulta sobre as negociações de paz entre o Executivo de Juan Manuel Santos e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o "não" ao acordo se impôs com 50,21% dos votos, enquanto a opção "sim" obteve 49,78%.

"Isso demonstra que há muita gente que acredita na via do acordo e muitos que votaram contra devem querer o mesmo, mas desejavam outro tipo de acordo", considerou o chefe de Estado argentino.

Para Temer, a diferença "foi mínima" e ressaltou os esforços para que a paz se concretize na Colômbia, algo que considerou bom para esse Estado "e todos da América do Sul".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos