Santos se reunirá hoje com todos os partidos após derrota em referendo

Bogotá, 3 out (EFE).- O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, se reunirá nesta segunda-feira com os líderes dos partidos políticos do país para explorar caminhos a seguir após a derrota sofrida no referendo de domingo sobre o acordo de paz assinado com a guerrilha Farc.

Todos os partidos políticos do país foram convidados a esta reunião que será a portas fechadas, confirmou hoje a Casa de Nariño, sede da presidência, que não deu detalhes sobre se no final do encontro haverá alguma declaração.

Em seu discurso de ontem, no qual reconheceu o triunfo do "não" no referendo sobre o acordo de paz, Santos disse que esta situação abre uma janela de oportunidades "com a nova realidade política", e indicou que "todos, sem exceção, querem a paz", tanto os do "não" como os do "sim", por isso que lançou as bases para um diálogo nacional.

"Amanhã mesmo convocarei todas as forças políticas, e em particular às que se manifestaram hoje pelo 'não', para escutá-las, abrir espaços de diálogo e determinar o caminho a seguir", acrescentou.

As forças do "não" mencionadas pelo chefe de Estado são lideradas por seu antecessor, o ex-presidente Álvaro Uribe, chefe da oposição e do partido Centro Democrático, que ontem mesmo manifestou sua disposição a participar do acordo nacional.

"Queremos apresentar um grande pacto nacional", expressou Uribe.

No entanto, fontes do Centro Democrático manifestaram que não sabem se Uribe participará da reunião de hoje porque ocorre muito em breve e teria que se reunir primeiro com outros líderes de seu partido.

O "não" se impôs no referendo com 50,21% dos votos contra 49,78% do "sim", em um dia no qual a abstenção foi de 62,57%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos