Brasil e Paraguai retomam conversas para reforçar segurança nas fronteiras

Assunção, 4 out (EFE).- Representantes dos governos de Brasil e Paraguai se reuniram nesta terça-feira em Assunção para implementar a colaboração em matéria de segurança, seguindo o roteiro marcado na segunda-feira durante o encontro entre os presidentes Michel Temer e Horacio Cartes na capital paraguaia.

Na reunião, realizada na sede da Chancelaria, foi dada continuidade às direções estabelecidas por ambos os governos para reforçar a cooperação contra o crime organizado nas fronteiras compartilhadas, de modo a melhorar as condições sociais com mais desenvolvimento e segurança.

A reunião contou com a presença do general Sergio Etchegoyen, ministro-chefe do Gabinete de Segurança da presidência do Brasil, assim como do chanceler paraguaio, Eladio Loizaga; do ministro da Defesa, Diógenes Martínez; e do ministro do Interior, Francisco de Vargas, entre outros.

Loizaga, em posterior entrevista coletiva, avaliou a reunião como um passo no combate contra o crime transnacional e contra os grupos criminosos que operam na área fronteiriça.

O general Etchegoyen afirmou que a reunião seguiu as instruções de Cartes e Temer de reforçar os controles de segurança nas fronteiras de Brasil e Paraguai.

"A intenção é exatamente ressaltar os objetivos e direções dos presidentes de dar a mais intensa integração no controle nas fronteiras do crime transnacional que afeta por igual as duas nações", disse o militar em comunicado.

Michel Temer e Horacio Cartes assinaram na segunda-feira, em Assunção, vários acordos em matéria de segurança, comercial e de telecomunicações.

Temer chegou ao Paraguai procedente da Argentina, onde se reuniu com o presidente Mauricio Macri, com quem conversou sobre o fortalecimento do Mercosul, assim como a necessidade de a Venezuela cumprir com os requisitos para ser definitivamente integrada ao bloco.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos