Furacão Matthew começa a ser sentido com intensidade em Cuba

Baracoa (Cuba), 4 out (EFE).- As fortes chuvas e ventos do furacão Matthew, de categoria 4, já chegaram à cidade de Baracoa, no extremo leste de Cuba, um dos lugares que devem sofrer mais calamidades no país.

Grandes ondas já começaram a impactar a orla da cidade, situada na província de Guantánamo e famosa por ser a primeira vila fundada pelos conquistadores espanhóis na ilha.

Após tocar terra nesta manhã no Haiti - onde deixou dois mortos e outros quatro na República Dominicana -, o furacão aumentou sua velocidade para 17 km/h e desviou ligeiramente sua trajetória em direção noroeste.

De acordo com os últimos boletins meteorológicos, o furacão sairá de Cuba por volta de meia-noite em um ponto entre os municípios de Moa e Banes, na província nordeste de Holguín.

Em Baracoa, a maior cidade por onde passará Matthew, desde cedo foi cortado o fornecimento de energia elétrica como medida de precaução e pelas avenidas circula um veículo com alto-falantes para alertar os moradores sobre o perigo de subestimar um fenômeno deste tipo. Também não é possível se conectar à internet na região, mas as redes de telefonia celular continuam ativas.

As portarias dos edifícios no litoral foram tapadas com madeira e a maioria dos moradores preferiu ir para um lugar mais seguro. Outros, que moram em casas mais seguras e mais afastadas do mar, aguardam com paciência, enquanto alguns poucos ainda se aventuram a sair às ruas da cidade, que vão ficando desertas à medida que se intensificam as chuvas e as rajadas de vento.

Tanto Guantánamo como as províncias de Santiago, Holguín, Granma e Camagüey se encontram em estado de "alarme ciclônico" desde a segunda-feira e cerca de 430 mil pessoas foram evacuadas de zonas de potencial risco.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos