Furacão Matthew faz as primeiras vítimas na República Dominicana

Santo Domingo, 4 out (EFE).- Duas crianças morreram nesta terça-feira em um dos bairros mais pobres da capital dominicana após o desmoronamento de uma casa causado pelas fortes chuvas provocadas pelo furacão Matthew, que tocou terra hoje no oeste do Haiti, informaram as autoridades.

O desabamento aconteceu no início da manhã em Capotillo, no Distrito Nacional, centro de Santo Domingo, está em alerta vermelho (máxima) da mesma forma que outras 15 das 32 províncias do país, disse à Agência Efe a Defesa Civil.

Chuvas fortes castigam a República Dominicana desde a madrugada de ontem mostrando os efeitos do furacão Matthew, que já provocou o deslocamento de 14.500 pessoas, de acordo com o Centro de Operações de Emergências (COE), que mantém também nove províncias em alerta amarelo (médio) e sete no verde (mínimo).

Os organismos de emergência e os ministérios de Saúde e Defesa convocaram uma reunião para avaliar o plano de contingência. As autoridades dominicanas mantêm um aviso de tempestade tropical do oeste da turística Santa Cruz de Barahona até a fronteira com o Haiti.

Conforme o boletim mais recente do Escritório Nacional de Meteorologia (Onamet), as chuvas continuarão durante todo o dia de hoje, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais, que serão mais intensas nas regiões sudoeste, sul, sudeste e na fronteira com o Haiti.

O olho do poderoso furacão, de categoria 4 e com ventos máximos constantes de 230 km/h, tocou hoje terra no oeste do Haiti, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Matthew, que tocou a terra perto de Les Anglais, está a 15 quilômetros ao leste de Tiburón (Haiti) e a 200 quilômetros ao sul da ponta leste de Cuba, informou o NHC em boletim especial. Matthew avança rumo ao norte com uma velocidade de 15km/h.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos