Papa pede que jornalistas sejam motivados por verdade e ética

Cidade do Vaticano, 4 out (EFE).- O papa Francisco divulgou nesta terça-feira a intenção de oração para o mês de outubro, que é dirigida aos jornalistas e foi divulgada através de um vídeo em que ele afirma que é preciso que os meios de comunicação se comprometam com o "bem da humanidade e do planeta" e pediu que os jornalistas "sejam sempre motivados pelo respeito pela verdade e por um forte sentido ético".

O pontífice fez estas reflexões em seu idioma original, o espanhol, durante a mensagem gravada e postada na internet, que responde a sua intenção de abordar em cada mês por meio de um vídeo os principais desafios da humanidade durante a realização do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

Desta vez, o pontífice analisa o papel da imprensa em nível internacional para encorajar a que esses profissionais fomentem "a cultura do encontro".

"Costumo me perguntar: Como os meios de comunicação podem se colocar a serviço de uma cultura do encontro? Precisamos de informação que leve ao compromisso com o bem da humanidade e do planeta. Una-se a mim nesse pedido para que os jornalistas, no desempenho de sua função, estejam sempre motivados pelo respeito à verdade e um forte sentido ético", disse o papa Francisco.

Ele termina a gravação se dirigindo à câmera e encorajando às pessoas a divulgar esta intenção.

O vídeo é ilustrado com imagens de estúdios de TV e redações de jornais, com profissionais no exercício de sua função e de alguns jornalistas que trabalham informando sobre o Vaticano, que respondem "sim" ao pedido papal em idiomas como inglês, espanhol e francês.

Em ocasiões anteriores, o papa refletiu sobre assuntos como a indiferença, a necessidade de ajudar os desfavorecidos, a exploração no trabalho, o diálogo e a paz, a proteção do meio ambiente e a igualdade de gênero e todas as gravações são legendadas em dez idiomas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos