Santos se reunirá amanhã com Uribe e Pastrana para destravar diálogos de paz

Bogotá, 4 out (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, se reunirá amanhã com seus antecessores, Álvaro Uribe e Andrés Pastrana, para conversar sobre o acordo de paz com as Farc que foi rejeitado no referendo do último domingo, informaram fontes oficiais nesta terça-feira.

Santos receberá separadamente os dois ex-presidentes, primeiro Pastrana (1998-2002) e depois Uribe (2002-2010), principais opositores ao acordo de paz com as Farc, disseram fontes da presidência.

"Convidei Andrés Pastrana e Álvaro Uribe para dialogar nesta quarta-feira com ânimo construtivo em prol da paz", escreveu o presidente em mensagem no Twitter, com a hashtag "Juntos Pela Colômbia".

Tanto Uribe como Pastrana confirmaram os encontros de quarta-feira na Casa de Nariño, a sede do governo colombiano.

"A reunião que pedi ao presidente da República será amanhã, às 11h30" locais (13h30 no horário de Brasília), escreveu Uribe.

Horas antes, Uribe, que é líder do partido Centro Democrático e principal opositor ao acordo de paz, tinha se mostrado aberto a essa reunião em entrevista concedida à emissora "RCN".

"Quero pedir uma reunião ao presidente da República para dizê-lo que os acordos nos preocupam", declarou Uribe.

Pastrana, que durante seu mandato liderou os fracassados diálogos de paz da região desmilitarizada de 42 mil quilômetros quadrados em San Vicente del Caguán, escreveu outra mensagem mais superficial.

"Amanhã (quarta-feira) tomaremos café com o presidente Juan Manuel Santos no Palácio (de Nariño)", publicou.

Pastrana havia se unido a Uribe para pedir o "não" no referendo realizado no domingo passado sobre o acordo de paz assinado em 26 de setembro entre o governo e as Farc, após quase quatro anos de negociações. No entanto, os líderes de seu partido, o Conservador, pediram o voto no "sim" para a consulta.

O "não" obteve a vitória no referendo com 6.431.376 votos, equivalentes a 50,21% do total, enquanto o "sim" obteve 6.377.482 votos, que correspondem a 49,78%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos