Aviões da coalizão matam "por erro" 20 milicianos pró-governo no Iraque

Mossul (Iraque), 5 out (EFE).- Pelo menos 20 combatentes da milícia pró-governo iraquiano Multidão dos Clãs morreram nesta quarta-feira em um bombardeio lançado "por erro" por aviões da coalizão internacional antijihadista contra a população de Jaraib Jaber, ao sul da cidade de Mossul, informou à Agência Efe um responsável do grupo.

O xeque Nushan al Saher al Lahibi explicou que o ataque foi lançado de forma errada, horas após ser repelida uma ofensiva do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) contra as populações de Jaraib Jaber e Al Hajj, ambas a 50 quilômetros de Mossul.

Al Lahibi acrescentou que no ataque ficaram feridos outros 11 milicianos, que foram transferidos a hospitais da cidade de Irbil, capital da região autônoma do Curdistão iraquiano.

O EI tinha lançado anteriormente um ataque contra ambas populações, no qual morreram pelo menos 16 combatentes do grupo jihadista.

Dito ataque foi repelido pelas forças de segurança após várias horas de enfrentamentos.

Jaraib Jaber e Al Hajj estão situadas na região de Al Qayara, a 55 quilômetros ao sul de Mossul, a segunda cidade do Iraque e o principal reduto do EI no país.

O Iraque prepara em coordenação com a aliança internacional liderada pelos Estados Unidos um ataque a Mossul, a segunda cidade do Iraque e em mãos do Estado Islâmico desde 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos