Brics negociarão aumento do comércio entre membros na Cúpula da Índia

Brasília, 5 out (EFE).- O grupo Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, aproveitará sua oitava cúpula para discutir alternativas para facilitar o comércio entre seus membros, informaram fontes oficiais nesta quarta-feira.

A VIII Cúpula do fórum Brics será realizada na cidade de Panaji, capital do estado de Goa, na Índia, nos próximos dias 15 e 16. Segundo o Itamaraty, durante o evento será assinado um acordo entre autoridades alfandegárias dos cinco países que visa potencializar as relações comerciais.

No ano passado, as trocas comerciais entre os membros do Brics alcançaram a soma de US$ 244 bilhões, quase 10% do comércio mundial.

Além de assuntos comerciais, na cúpula será discutida uma maior cooperação nas áreas de pesquisa agrícola e meio ambiente, assim como assuntos relativos ao Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) e o Fundo de Reservas, órgãos financeiros alternativos criados pelo Brics.

O presidente Michel Temer já confirmou presença na Cúpula de Panaji. Depois do evento, ele ficará na Índia mais um dia, para debater temas bilaterais, e de lá fará uma visita oficial ao Japão. EFE

ed/id

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos