Ex-premiê português é o principal favorito para ser secretário-geral da ONU

Nações Unidas, 5 out (EFE).- O ex-primeiro-ministro de Portugal António Guterres é o principal favorito para se transformar no próximo secretário-geral da ONU, informaram nesta quarta-feira fontes oficiais.

O anúncio foi feito no final de uma reunião do Conselho de Segurança na qual foi realizada a sexta votação secreta sobre quem será o substituto de Ban Ki-moon.

O Conselho de Segurança deve levar à Assembleia Geral da ONU sua recomendação sobre quem assumirá o posto máximo das Nações Unidas a partir de janeiro, e vem realizando votações secretas há várias semanas.

Após a votação de hoje, o presidente rotativo do conselho, o embaixador russo Vitaly Churkin, anunciou que nesta quinta-feira será realizada a votação formal da qual sairá a recomendação para quem deverá ocupar o cargo de secretário-geral da ONU.

"Hoje, após seis votações (informais e secretas), há um claro favorito, e seu nome é António Guterres", afirmou Churkin em declarações aos jornalistas, acompanhado pelos outros 14 representantes no Conselho de Segurança.

"Decidimos realizar o voto formal amanhã às 10h locais (11h de Brasília) e espero que ele seja designado por aclamação", acrescentou o diplomata.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos