Ex-presidente Uribe se prepara para encontro com Santos para falar de paz

Bogotá, 5 out (EFE).- O ex-presidente colombiano Álvaro Uribe Vélez, ferrenho opositor ao acordo de paz entre o governo e as Farc, prepara os últimos detalhes para a reunião que terá nesta quarta-feira com o atual líder, Juan Manuel Santos, e com a qual procura salvar o processo com a guerrilha.

"No momento estamos reunidos vários representantes da campanha do 'NÃO'", disse Uribe (2002-2010) no Twitter.

Horas antes, o senador e líder do partido político Centro Democrático afirmou aos meios de comunicação que na reunião a primeira coisa que desejará saber é se existe vontade de modificar o acordo alcançado em Havana.

"O senhor é o chefe do Estado. Presidente, o senhor conhece nossas observações, qualquer observação que possamos explicar ou ampliar com muito gosto", comentou Uribe antes da reunião marcada para 11h30 local (13h30 em Brasília) na Casa de Nariño, sede do Executivo.

No domingo, os colombianos foram às urnas para votar em um referendo se apoiavam ou não o acordo com as Farc.

O "não" obteve a vitória com 6.431.376 votos, equivalentes a 50,21% do total, enquanto o "sim" alcançou 6.377.482 cédulas, que correspondem a 49,78%.

Na reunião de hoje Uribe estará acompanhado do ex-candidato presidencial do Centro Democrático Óscar Iván Zuluaga, rival de Santos nas eleições de 2014.

Antes de receber Álvaro Uribe, o presidente se reunirá por volta das 10h30 local (12h30, em Brasília) com o ex-mandatário Andrés Pastrana (1998-2002), que também se mostrou a favor do "não" no referendo.

"Convidei Andrés Pastrana e Álvaro Uribe para dialogar nesta quarta-feira com ânimo construtivo em prol da paz", escreveu o presidente ontem no Twitter, acompanhado da hashtag "Juntos Pela Colômbia".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos