Kaine diz ficar "apavorado" ao pensar em Trump como presidente dos EUA

Farmville (EUA), 4 out (EFE).- O candidato democrata à vice-presidência dos Estados Unidos, Tim Kaine, disse nesta terça-feira que estava "apavorado" em pensar no candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, como próximo comandante do país, pois se trata de alguém que "sempre se coloca em primeiro lugar".

O senador Kaine, que tem um filho militar, começou o debate contra o candidato a vice republicano, Mike Pence, atacando com dureza Donald Trump.

A candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, "sempre coloca os outros em primeiro lugar", enquanto Trump "sempre se coloca em primeiro lugar", afirmou Kaine.

"E como candidato, começou sua campanha com um discurso no qual chamou os mexicanos de estupradores e criminosos, e exerceu a mentira de maneira degradante e colocou em dúvida que o presidente Obama tenha nascido nos Estados Unidos", afirmou o senador pela Virgínia.

Tim Kaine considerou que "é doloroso" voltar a sugerir, nestes tempos "que um afro-americano não pode ser um cidadão dos EUA".

No entanto, Mike Pence não demorou em contra-atacar, e afirmou que o "Iraque foi invadido pelo Estado Islâmico (EI) porque Hillary Clinton não conseguiu renegociar" a presença das forças americanas nesse país quando era chefe da diplomacia americana.

Pence acusou Hillary de ser parte de um governo de Barack Obama que deixou o "mundo fora de controle" ao longo dos quase oito anos em que esteve na Casa Branca.

"A situação que estamos vendo agora na Síria é o resultado da fracassada política externa e a política externa frágil que Hillary Clinton ajudou a criar e dirigir nesta administração", afirmou.

Além disso, Mike Pence afirmou que durante seus anos como secretária de Estado (2009-2013), a Fundação Clinton aceitou contribuições de nações estrangeiras.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos