Maduro chama Macri de "sicário político": "Não se importa em nada com o povo"

Caracas, 5 out (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, rotulou nesta terça-feira o chefe do governo argentino, Mauricio Macri, de "sicário político da oligarquia e do imperialismo" que quer "acabar com a economia e o povo argentino".

"(Macri) não se importa em nada com o povo porque depois lhe garantem sua aposentadoria gloriosa por ter entregue a economia", disse o chefe de Estado venezuelano em rede nacional obrigatória de rádio e televisão durante um ato com as Forças Armadas no estado da Portuguesa, no centro-oeste do país.

O líder venezuelano também afirmou a Macri de "cadavérico", "fracassado", "boneco de pano do imperialismo" e "modinha da oligarquia", após alegar que desde que ele chegou à presidência, a pobreza na Argentina aumentou.

"Depois que assumiu o governo (...) aí está o presidente Macri, desmantelando a economia da Argentina, entregando-a a transnacionais, destruindo a base da economia social. Na Argentina aumentou o número de pobres como nunca tinha crescido nos últimos 20 anos", disse.

"Encheu de pobreza, de desemprego, de necessidade, de miséria, de desesperança a Argentina", acrescentou.

Maduro afirmou ainda que na América Latina "foram impostos" vários "sicários políticos", e que na Venezuela tentaram emplacar Pedro Carmona Estanga (efêmero presidente autoproclamado durante o fracassado golpe de Estado de 2002) e que assim também "se vende este senhor chamado Henry Ramos Allup (presidente do parlamento venezuelano)".

Mauricio Macri é um dos chefes de Estado que manifestou em diversas oportunidades seu desacordo com o que acontece na Venezuela em matéria de direitos humanos e alimentação, assim como seu apoio a ao referendo revogatório presidencial que é promovido pela oposição venezuelana.

O governo argentino é um dos que se opõem a que a Venezuela assuma a presidência do Mercosul, alegando que ele não cumpre os requisitos do bloco para exercê-la.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos