Matthew se afasta de Cuba e alerta de furacão é emitido para Florida

Washington, 4 out (EFE).- O furacão Matthew, de categoria 4, atravessou nesta terça-feira o extremo leste da ilha de Cuba e se dirige em direção das Bahamas, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, que também emitiu um aviso de furacão para a Flórida.

O furacão avança em direção as Bahamas a 13 km/h com ventos máximos sustentados de 215 km/h, de acordo com o NHC.

Segundo uma provável trajetória padrão, é esperado que o Matthew siga em direção ao norte durante esta noite, e que na quarta-feira vá rumo ao noroeste, e na quinta-feira atravesse as Bahamas, onde horas depois deve estar "muito perto" da costa leste da Flórida.

Seus efeitos já são visíveis no sudeste das Bahamas na manhã de quarta, no centro pela tarde e na região nordeste do arquipélago pela noite.

Neste novo boletim, o NHC emitiu um aviso de furacão para o Lago Okeechobee, no norte do condado de Miami-Dade (Flórida), e desde Golden Beach até Sebastian Inlet, uma faixa costeira americana de 240 quilômetros.

Além disso, foram mantidos os alertas de furacão para o Haiti e as províncias cubanas de Guantánamo, Santiago de Cuba, Holguín, Granma e Las Tunas, bem como para o sudeste, centro e noroeste das Bahamas.

O furacão, que já passou pelo Haiti e Cuba está causando chuvas torrenciais, fortes ventos e inundações nas zonas onde tocou terra, além de deslizamentos perigosos.

O saldo preliminar da passagem pelo Haiti do furacão Matthew é de cinco mortos e dez feridos, além de 14 mil pessoas que deixaram suas casas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos