OLP condena "agressão israelense" a embarcação que tentava chegar a Gaza

Jerusalém, 5 out (EFE).- O secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat, condenou nesta quarta-feira "a agressão israelense" à embarcação de ativistas que tentava chegar à Faixa de Gaza e foi interceptada por navios da Marinha de Israel em águas internacionais.

"Condenamos de forma enérgica a agressão israelense contra a pequena frota internacional que tentava romper o bloqueio ilegal israelense a mais de 1,8 milhão de palestinos em Gaza", declarou o dirigente da OLP em comunicado.

Erekat também parabenizou o movimento internacional de solidariedade com os palestinos pela defesa de uma "causa justa", incluindo esse último caso, de 13 mulheres que viajavam a bordo do veleiro Zaytouna-Oliva.

A embarcação foi interceptada por forças militares a 40 milhas do litoral, em operação que transcorreu "sem incidentes", segundo um comunicado das Forças Armadas israelenses.

As 13 ativistas, assim como duas tripulantes, estão sendo conduzidas ao porto de Ashdod, onde deverão ser entregues às autoridades de emigração e depois expulsas do país, a julgar pelo procedimento aplicado com os ativistas de embarcações anteriores.

Erekat insistiu que a "potência ocupante", em alusão a Israel, "deixe (as ativistas) em liberdade imediatamente", pedido que se estende a "Espanha, Suécia, Noruega, Austrália, Canadá e Estados Unidos" para que "façam todo o possível e impeçam que Israel viole os direitos de seus cidadãos".

"A causa palestina pela liberdade e pela independência é uma busca universal de justiça que milhões abraçam no mundo todo. A pequena frota é uma recordação humilde, mas significativa, de que é o momento de transformar declarações em ações concretas", concluiu Erekat.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos