Passagem do tufão Chaba na Coreia do Sul deixa 5 mortos e 1 desaparecido

Seul, 5 out (EFE).- Pelo menos cinco pessoas morreram e uma permanece desaparecida por causa do tufão Chaba, que provocou nesta quarta-feira intensos ventos e chuvas durante sua passagem pelas regiões meridionais da Coreia do Sul, informou o Ministério de Segurança de Seul.

As mortes ocorreram em diversos acidentes provocados pelo temporal nas cidades de Busan e Ulsan e também na ilha meridional de Jeju, porta de entrada do Chaba na Coreia do Sul.

O 18º tufão da temporada 2016 no Pacífico também deixou sem eletricidade 210 mil casas, embora a maioria dos blecautes foram parciais e pelo menos 70% recuperam o fornecimento, segundo a companhia elétrica estatal "Kepco".

Além disso, colégios também não funcionaram, assim como foi suspenso o funcionamento da ferrovia de alta velocidade KTX e 110 voos cancelados em todo o país, segundo o Ministério.

Enquanto se aguarda a avaliação dos danos após a passagem do Chaba pela península coreana, a imprensa local divulgou imagens de ruas inundadas e carros arrastados pela água na cidade de Busan, a segunda maior do país.

O temporal também provocou hoje o fechamento das principais instalações de algumas empresas sul-coreanas.

Além disso, as instalações do Festival de Cinema de Busan sofreram danos, por isso deve atrasar seu começo, previsto para amanhã.

A tempestade se dirige agora ao Japão, onde já deixou chuvas e fortes ventos na ilha de Kyushu, no sudoeste do arquipélago.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos