Pence defende Trump por utilizar o sistema tributário "de forma brilhante"

Farmville (EUA), 4 out (EFE).- O candidato republicano à vice-presidência dos Estados Unidos, Mike Pence, defendeu nesta terça-feira o presidenciável Donald Trump, de quem disse que usou o código fiscal "de forma brilhante" e não questionou a possibilidade que tenha evadido legalmente pagar impostos durante 18 anos.

"Suas declarações mostram que passou por um momento muito difícil, mas usou o código fiscal na forma destinada a ser utilizado, e o usou de forma brilhante", disse Pence, durante o debate contra seu rival democrata, Tim Kaine.

Pence, governador de Indiana, destacou que Donald Trump é "um homem de negócios", que já "criou dezenas de milhares de empregos".

Kaine, por sua vez, criticou Trump por "quebrar sua primeira promessa" ao não divulgar sua declaração de impostos. No entanto, assim como prometeu o magnata, Pence respondeu a divulgação será feita no momento certo.

O jornal "The New York Times" publicou no último fim de semana que Trump poderia ter evitado, de forma legal, pagar impostos federais durante 18 anos graças a uma declaração de perdas de US$ 915,7 milhões em 1995.

O próprio candidato republicano à Casa Branca admitiu na última segunda-feira ser "um dos principais beneficiários" das "injustas" leis fiscais americanas e presumiu de ter usado "brilhantemente" para sua vantagem, mas prometeu alterá-las se for eleito presidente. EFE

mb/phg

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos