Policiais são atacados em Bruxelas em "possível" ataque terrorista

Bruxelas, 5 out (EFE).- Um homem portando uma faca atacou nesta quarta-feira dois policiais em Bruxelas, na Bélgica, em um incidente que Ministério Público belga suspeita que poderia ser um ataque terrorista, informou um porta-voz deste órgão federal.

Trata-se de um "possível atentado contra policiais", segundo Eric Van der Sypt, do Ministério Público Federal da Bélgica.

O suposto agressor é Hicham D., nascido em 26 de abril de 1973 e de nacionalidade belga, segundo um comunicado do Ministério Público.

A agressão aconteceu ao meio-dia (horário local) desta quarta-feira no distrito de Schaerbeek, na zona oeste de Bruxelas.

Um dos agentes ficou ferido no pescoço e o segundo na região abdominal, mas nenhum deles corre risco de morte.

O agressor tentou fugir, mas foi detido pouco depois por outra patrulha policial, que atirou em sua perna. Seu estado de saúde, no entanto, não é grave e está previsto que ele seja interrogado nas próximas horas.

De acordo com as primeiras informações, o agressor não fez nenhuma reivindicação após o ataque.

Um terceiro policial que interveio na prisão do suspeito ficou levemente ferido.

O Ministério Público Federal da Bélgica indicou que um juiz especializado em terrorismo está encarregado do caso e decidirá mais tarde se o agressor permanecerá detido.

O ataque de hoje se parece com outro ocorrido em 6 de agosto, quando Khaled Babouri, um argelino que estava ilegalmente na Bélgica, se apresentou no ponto de controle da central de polícia de Charleroi, sacou um facão de sua mochila e, aos gritos de "Allah akbar" (Alá é grande), atacou uma policial no rosto.

Mesmo ferida com gravidade, a oficial disparou duas vezes contra o agressor, que já tinha atacado uma segunda agente.

Uma terceira policial interveio então e conseguiu neutralizar o agressor, que acabou morrendo pouco depois em um centro hospitalar.

Além disso, no dia 7 de setembro um homem atacou com uma faca dois agentes de polícia no distrito de Molenbeek, em Bruxelas, mas ambos saíram ilesos do incidente por que usavam coletes à prova de balas e facadas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos