Assembleia Geral da ONU votará na quinta-feira a candidatura de Guterres

Nações Unidas, 7 out (EFE).- O plenário da Assembleia Geral da ONU se reunirá na próxima quinta-feira para votar a indicação do ex-primeiro-ministro de Portugal, António Guterres, como novo secretário-geral das Nações Unidas, informaram fontes oficiais.

A informação está contida em carta publicada nesta sexta-feira pelo presidente da Assembleia Geral, Peter Thomson, depois que ontem Guterres foi escolhido como o único candidato recomendado pelo Conselho de Segurança para ocupar esse posto.

O mandato do atual titular da ONU, Ban Ki-moon, vence no próximo dia 31 de dezembro, e em 1º de janeiro seu posto já deve ser ocupado por seu substituto, muito provavelmente Guterres, porque foi o único candidato indicado pelo Conselho de Segurança.

Em sua carta, Thomson afirma que recebeu a notificação formal dessa decisão do Conselho e no início da próxima semana fará o anúncio oficial para que a Assembleia Geral adote uma ação nesse sentido no próximo dia 13 de outubro.

Resta definir a hora na qual será realizada essa reunião plenária dos representantes dos 193 países-membros da ONU, que têm que aprovar com dois terços dos votos a escolha de Guterres como próximo secretário-geral.

Segundo a carta de Thomson, Guterres realizará na semana seguinte a sua eleição um "substantivo diálogo" com a Assembleia Geral em reunião informal da qual ainda não se tem detalhes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos