Comitê Nobel ressalta que foi Santos quem tomou iniciativa em processo de paz

Copenhague, 7 out (EFE).- A presidente do Comitê Nobel, Kaci Kullmann Five, afirmou em entrevista coletiva após o anúncio do Prêmio da Paz ao presidente colombiano, Juan Manuel Santos, nesta sexta-feira que ele foi o grande incentivador do processo de paz e quem assumiu a iniciativa.

"Há muitas partes no processo, mas Santos foi quem tomou a primeira e histórica iniciativa. Existiram outras tentativas antes para conseguir a paz, mas ele foi com tudo e com uma grande vontade de conseguir um resultado, por isso se destacou. Além disso, é o líder do governo do país", afirmou.

Ela não quis falar a razão pela qual as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que também tinham sido indicadas ao Nobel, não tinham sido incluídas no prêmio.

"Nunca comentamos sobre quem não ganha o prêmio", respondeu a presidente do comitê, que ressaltou o trabalho "muito duro" de Santos.

O insucesso do "sim" no referendo de domingo passado na Colômbia tinha feito com que especialistas e casas de apostas rebaixassem sensivelmente as chances de um prêmio para o processo de paz, que era o grande favorito antes da consulta popular.

Kaci, no entanto, rejeitou de forma categórica que a decisão de conceder o Nobel a Juan Manuel Santos possa ser interpretada como um desrespeito ao resultado do referendo.

"Ao contrário. Mostramos que respeitamos o processo democrático e a votação do povo colombiano. Eles não disseram não à paz, mas a um acordo específico", declarou.

A presidente do comitê ressaltou que o processo de diálogo recomeçou e que isso "é muito importante para impedir que volte a explodir uma guerra civil no país".

Ela também disse que ainda não tinha telefonado para o presidente colombiano para parabenizá-lo, mas que faria isso em breve.

"No mundo moderno pode ser perigoso dar avisos desse tipo de antemão", afirmou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos