Em 1ª visita à Espanha, Theresa May será recebida por Rajoy na quinta-feira

(Corrige título).

Madri, 7 out (EFE).- O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, receberá no próximo dia 13, no Palácio da Moncloa, a primeira-ministra britânica, Theresa May, que faz sua primeira visita à Espanha desde que substituiu David Cameron à frente do Executivo de seu país.

May terá uma reunião com Rajoy e depois os dois participarão de um almoço de trabalho, informaram à Agência Efe fontes do governo. O "Brexit" e suas consequências serão os principais assuntos do encontro, que será realizado depois de primeira-ministra anunciar nesta semana que o Reino Unido invocará o artigo 50 do Tratado da União Europeia durante o primeiro semestre de 2017.

Sobre isso, Rajoy e May já mantiveram uma conversa por telefone em julho quando acertaram que nenhum cidadão espanhol ou britânico sairá prejudicado pelo "Brexit". Porém, nem nessa conversa nem na que mantiveram frente a frente na China durante a reunião de líderes do G20 eles falaram de Gibraltar, questão que poderia estar presente na reunião da próxima quinta-feira.

O assunto motivou nesta semana um cruzamento de declarações entre o ministro das Relações Exteriores, José Manuel García Margallo, e o ministro principal de Gibraltar, Fabián Picardo. Depois que Picardo dizer na Organização das Nações Unidas (ONU) que a Espanha nunca terá a posse de Gibraltar, Margallo afirmou ontem que colocará a bandeira espanhola nesse território muito antes do que imaginam.

A situação política espanhola à espera de uma possível posse este mês também fará parte da pauta da reunião entre Rajoy e May.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos