Furacão Matthew deixa rastro de mais de 400 mortos no Haiti

Porto Príncipe, 7 out (EFE).- A quantidade de mortos no Haiti devido à passagem do furacão Matthew aumentou para mais de 400, segundo disse nesta sexta-feira à Agência Efe uma fonte da Defesa Civil do país.

Os organismos de emergência continuam tentando chegar a comunidades severamente afetadas pelo fenômeno, que castigou na terça-feira passada o Haiti e obrigou ao adiamento das eleições gerais previstas para o próximo domingo, dia 9 de outubro.

Enquanto isso, dezenas de pessoas feridas começaram a chegar à capital, Porto Príncipe, vindas da cidade de Dame Marie, no sul do país, a região mais afetada pelo Matthew.

As autoridades haitianas não puderam ainda determinar a magnitude dos danos e temem que o número de mortos aumente à medida que os socorristas consigam chegar aos locais que ficaram sem comunicação.

A maioria das mortes aconteceram em Les Cayes, Dame Marie e Jeremie, no departamento Sul.

O acesso ao departamento de Grand Anse, no sudoeste, severamente afetado, está limitado ao transporte aéreo.

O presidente interino do Haiti, Jocelerme Privet, reconheceu ontem que no futuro este país deverá construir de uma maneira mais segura para evitar situações como a que aconteceu.

"A destruição é muito considerável", disse Privert, garantindo que muitos países ofereceram assistência ao Haiti, que ainda não recuperou os estragos do terremoto de 2010 que deixou cerca de 300 mil mortos, quantidade similar de feridos e 1,5 milhão de afetados.

"Por enquanto estamos tentando melhorar a situação de urgência e o governo está em todo lado trabalhando", ressaltou.

O governo haitiano assegurou que a situação é catastrófica no sul do país e apelou para a ajuda internacional.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos