Islamitas denunciam irregularidades no fechamento das urnas no Marrocos

Rabat, 7 out (EFE).- Os colégios eleitorais no Marrocos fecharam suas portas às 19h (hora local, 15h em Brasília) desta sexta-feira após permanecerem abertos por 11 horas, em uma jornada na qual o islamita Partido Justiça e Desenvolvimento (PJD) denunciou algumas irregularidades.

O Ministério do Interior divulgou no dia todo apenas um dado de participação: 10% dos eleitores tinha votado às 12h, após quatro horas de abertura dos colégios.

O favorito nas eleições, o islamita PJD, publicou à tarde um comunicado no qual expressou sua "grande preocupação" pela intervenção de "agentes da autoridade" em favor de "um determinado partido", supostamente seu grande rival, o Partido Autenticidade e Modernidade (PAM).

Entre estas intervenções citou a introdução irregular de cédulas de voto por parte de presidentes de colégios eleitorais e a tentativa de alguns agentes de influenciar os eleitores nas portas dos colégios para que votem em um determinado partido.

O Ministério do Interior tinha desmentido ao longo do dia as diferentes denúncias de irregularidades recebidas, mas aparentemente o PJD não considerou essas explicações suficientes.

Pelo contrário, o comunicado do partido islamita pediu ao Ministério para "intervir de forma urgente para terminar com essas irregularidades", além de solicitar a seus próprios militantes "vigilância e mobilização até que termine a apuração de votos".

Os primeiros resultados só começarão a ser divulgados no início da madrugada, embora os partidos possam oferecer estimativas preliminares baseadas nos relatórios de seus observadores.

Os cidadãos marroquinos foram convocados às urnas para eleger os 395 deputados da Câmara dos Representantes do parlamento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos