Kerry parabeniza presidente da Colômbia por prêmio Nobel da Paz

Washington, 7 out (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, parabenizou nesta sexta-feira o presidente colombiano Juan Manuel Santos pelo prêmio Nobel da Paz e afirmou que acredita que o processo iniciado com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) "ainda pode ter sucesso e superar os obstáculos" após a rejeição ao acordo no referendo de domingo.

"Quero felicitar o presidente Juan Manuel Santos em nome de todo o país (EUA) pelo prêmio Nobel da Paz, por seus corajosos esforços para tentar levar a paz à Colômbia", disse Kerry em um comparecimento ao lado de seu colega francês, Jean-Marc Ayrault, no Departamento de Estado dos EUA.

"Obviamente, todos nós esperamos, tendo estado ali durante o processo (de negociação de acordo com as Farc) e envolvidos nele, que o mesmo ainda pode ter sucesso e superar os obstáculos que faltam", indicou o titular das Relações Exteriores dos EUA.

Kerry acrescentou que falará hoje com o ex-presidente colombiano Álvaro Uribe, um dos principais defensores do "não" no referendo de domingo, "para tentar determinar como é possível ajudar" que os esforços para um novo acordo sejam bem-sucedidos.

O chefe da diplomacia americana mandou esta semana para Havana seu enviado especial para a paz na Colômbia, Bernie Aronson, para impulsionar o diálogo entre o governo colombiano e as Farc depois da vitória do "não" no referendo sobre o acordo alcançado entre as partes.

O "não" venceu o referendo com o 50,21% dos votos, contra 49,78% do "sim", em uma votação na qual a abstenção chegou a 62,57%.

Os Estados Unidos apoiaram o processo de paz iniciado por Santos e, após o resultado do referendo, disseram que a Colômbia deveria tomar "decisões difíceis" para preservar a possibilidade de um acordo que ponha fim ao conflito.

Santos garantiu hoje que o Prêmio Nobel da Paz com o qual foi agraciado constitui "um mandato" para levar adiante o acordo com as Farc que foi rejeitado no referendo de domingo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos