Morrem 22 soldados do Níger em ataque jihadista contra campo de refugiados

Niamey, 7 out (EFE).- Pelo menos 22 soldados do Níger morreram em um ataque, cujos indícios levam a crer que se tratou de uma ação jihadista, contra um campo de refugiados Tahoua na região de Tesalit, no noroeste do país africano, informou nesta sexta-feira a emissora de televisão oficial nigerina.

O ataque foi cometido na quinta-feira contra o acampamento, que está situado a mais de 100 quilômetros da fronteira com o Mali, por um grupo de homens armados não identificados, que causaram também ferimentos em vários soldados, por isso o número total de mortos pode aumentar.

Além disso, os agressores roubaram dois veículos e uma "grande" quantidade de armas.

Fontes da agência da ONU para os Refugiados (Acnur) disseram à Agência Efe que o ataque também deixou um refugiado ferido, mas que sua vida não corre perigo.

Trata-se de um campo de refugiados "aberto" em uma área desértica na qual os habitantes, que têm nacionalidade malinesa, se dedicam ao pastoreio e vários deles possuem cabeças de gado, e que está protegido por um quartel onde se encontram soldados, gendarmes e membros da Guarda Nacional.

Em um primeiro momento, os agressores surpreenderam com disparos a distância contra os soldados no horário de almoço. Em seguida, se aproximaram do acampamento para executar os feridos com tiros na cabeça.

Os investigadores suspeitam do envolvimento de grupos jihadistas vindos do norte do Mali, possivelmente ligados à Al Qaeda do Magrebe Islâmico (AQMI).

Há um mês ocorreu uma ação semelhante contra um campo de refugiados Tabarabarey no oeste de Níger, por supostos jihadistas que dispararam do território malinês, e deixaram pelo menos três refugiados feridos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos