ONU espera que Nobel a Santos dê empurrão a processo de paz colombiano

Genebra, 7 out (EFE).- O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al Hussein, acredita que a concessão do Prêmio Nobel da Paz ao presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, impulsionará de forma marcante a nova etapa do processo de paz.

"Esperamos que isto dê um grande empurrão ao processo de paz. Normalmente, não fazemos comentários sobre os ganhadores do Prêmio Nobel, mas neste caso diria que é um claro reconhecimento por parte do Comitê do quão importante é o processo de paz na Colômbia", disse o porta-voz de Zeid, Rupert Colville, em declarações à imprensa.

Ele lembrou que o prêmio tem um significado muito importante "frente a um conflito que tirou a vida de milhares de pessoas".

O alto comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, também parabenizou Santos e defendeu que com esta decisão "reconhece essencialmente sua coragem política". Ele contou que, em uma recente visita à Colômbia pouco antes da assinatura do acordo de paz, observou "um extraordinário compromisso do governo, das Farc e, especialmente, da sociedade civil em fazer com que funcionasse".

"Depois de ver esse nível de compromisso, tenho a certeza de que o difícil momento político que está sendo vivido - após a rejeição em referendo do acordo de paz - será superado", afirmou.

Ele disse confiar em que Santos, seu governo e os demais participantes do acordo de paz "não diminuirão" seus esforços para levar adiante o processo.

"A Colômbia é o centro da maior situação de deslocados internos do mundo, com 7 milhões de pessoas afetadas e uma situação de tal magnitude só pode ser resolvida através de um processo de paz", argumentou.

O Comitê Nobel da Noruega explicou que escolheu Santos como ganhador por seus "grandes esforços" para retomar a paz em seu país após 52 anos de conflito armado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos