Partido islamita marroquino começa a festejar vitória nas ruas

Rabat, 8 out (EFE).- O islamita Partido Justiça e Desenvolvimento (PJD) do Marrocos começou a festejar sua vitória nas ruas após a divulgação dos resultados oficiais das eleições legislativas desta sexta-feira que superaram suas próprias previsões.

Do total de 305 cadeiras em jogo, o PJD obteve 99, seguido por seu rival, o laico e liberal Partido Autenticidade e Modernidade (PAM), que conseguiu 80.

Os demais partidos alcançaram números muito mais modestos, e para alguns partidos históricos foi uma verdadeira desastre, como as 31 cadeiras obtidas pelo Istiqlal (tinha 60 no último parlamento) ou as 14 da União Socialista (tinha 39).

Neste sábado se conhecerá a composição final da Câmara dos Representantes ao somar as cadeiras das chamadas "listas nacionais" de mulheres e jovens, e é previsível que o PJD aumente sua vantagem até 120 ou 130 cadeiras, o que representará um avanço considerável em relação às 107 que tinha.

O secretário-geral do PJD e presidente do governo em fim de mandato, Abdelilah Benkirane, agradeceu em entrevista coletiva na sede do partido aos marroquinos que renovaram sua confiança nele.

"Hoje o povo marroquino votou no PJD de forma intensa", disse Benkirane, que destacou que em algumas circunscrições como Salguei conseguiu três de um total de quatro cadeiras.

O político acrescentou que a maioria dos membros da secretaria geral do partido ganharam cadeiras nas circunscrições onde se apresentaram.

Desde que foram anunciados os primeiros resultados, dezenas de simpatizantes se reuniram depois da meia-noite na sede do PJD para festejar a vitória com fogos de artifício e música.

Outros saíram em veículos para percorrer a capital marroquina e desfraldaram bandeiras com o símbolo do partido islamita.

O PJD, que liderou o governo do Marrocos nos últimos cinco anos, obteve 107 cadeiras nas legislativas anteriores de 2011.

fzb/rsd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos