Santos dedica Prêmio Nobel a colombianos, especialmente às vítimas

Bogotá, 7 out (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse nesta sexta-feira que recebe o Prêmio Nobel de Paz "em nome de todos os colombianos", em especial às "milhões de vítimas" do conflito armado de 52 anos que o país viveu.

"Colombianos, este prêmio é de vocês, é das vítimas, para que não haja uma só vítima a mais", garantiu o presidente em uma breve declaração que deu ao lado de sua esposa, María Clemência Rodríguez.

O Comitê Nobel da Noruega anunciou hoje que a decisão é um claro apoio à decisão de Santos de convidar todas as partes a participar de um amplo diálogo nacional para que o processo de paz entre o governo e as Farc não morra, depois que o "não" ao acordo em um referendo ganhou no domingo passado.

"O fato de que a maioria dos eleitores ter dito 'não' ao acordo de paz não significa necessariamente que o processo de paz esteja morto. O referendo não foi um voto favorável ou contrário à paz", insistiu o Comitê.

O chefe de Estado colombiano garantiu que o reconhecimento "é também um tributo a todas aquelas pessoas" que contribuíram para que o país esteja "a ponto de conseguir essa paz tão desejada" e mencionou "os negociadores de ambas as partes e tantas outras pessoas e instituições" que apoiaram este processo.

Ele acrescentou que o prêmio é "um incentivo para continuar trabalhando sem descanso pela paz dos colombianos".

"A esta causa dedicarei todos os meus esforços pelo resto dos meus dias", prometeu Santos.

Ao finalizar o discurso, ele antecipou aos jornalistas que "graças a Deus, a paz está perto".

"A paz é possível. É a hora da paz. Juntos, como nação, conseguiremos construi-la. Convido todos para que unamos nossas forças, nossas mentes e nossos corações neste grande propósito nacional para que assim todos ganhem o prêmio mais importante: a paz da Colômbia", complementou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos