Ataque do Estado Islâmico mata 3 civis no norte do Iraque

(Atualiza com ataque abortado do EI).

Mossul (Iraque), 8 out (EFE).- Pelo menos três civis morreram e outros três ficaram feridos neste sábado, pelo impacto de bombas lançadas pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) sobre a cidade de Qayara, no norte do Iraque, informou um dirigente local à Agência Efe.

O prefeito de Qayara, Saleh Hassan al Yaburi, afirmou que o grupo extremista atacou o centro da cidade, capital da região homônima, com vários projéteis que caíram sobre as casas de civis.

Além disso, o ataque causou grandes danos materiais em propriedades privadas e comércios da cidade, acrescentou al Yaburi.

Os foguetes de morteiro foram lançados desde a aldeia de Al Hud, localizada no leste de Qayara e que ainda está sob o controle dos jihadistas, que foram expulsos recentemente da própria cidade.

De acordo com o prefeito, "o EI tenta se vingar dos moradores de Qayara por colaborar com as Forças de Segurança iraquianas na libertação da cidade", que aconteceu no final de agosto.

Além disso, o porta-voz do Comando de Operações para a libertação de Ninawa, coronel Faras Sabry, relatou que as forças iraquianas repeliram outro ataque jihadista na região de Qayara.

Sabry explicou que vários homens-bomba estavam se preparando para atacar contra as forças desdobradas no extremo ocidental de Qayara com veículos carregados de explosivos.

As tropas destruíram dois carros-bomba e apreenderam um terceiro, com o apoio dos aviões da coalizão internacional, completou Sabry.

As forças governamentais, apoiadas pela coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, avançaram nos últimos meses na região estratégica de Qayara, rica em petróleo e localizada cerca de 50 quilômetros da cidade de Mossul, a "capital" do EI no Iraque.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos