Com fortes chuvas e ressaca, Matthew castiga Carolina do Sul

Charlotte (EUA), 8 out (EFE).- O estado americano da Carolina do Sul enfrenta as consequências do furacão Matthew, que com intensidade 1 tocou o solo no norte da cidade de Charleston neste sábado e desde o início do dia provoca inundações por causa da ressaca ciclônica.

Charleston, a principal cidade do estado, tem mais de 80 ruas fechadas por conta das inundações e das árvores e postes que caíram, segundo o prefeito John Tecklenburg, que em entrevista alertou sobre um aumento dos alagamentos ao longo do dia.

Não há registro de mortes na Carolina do Sul, segundo a governadora Nikki Haley, que informou que mais de 437 mil casas e lojas estão sem eletricidade. O furacão entrou no estado com categoria 2 e continua seu deslocamento rumo ao norte com uma velocidade de 19 km/h.

Em entrevista coletiva, ela informou que 355 mil pessoas foram retiradas das áreas litorâneas e que pouco mais de 6.500 cidadãos estão em 78 abrigos que funcionam desde ontem.

Várias famílias que moram no litoral da Carolina do Sul estão sofrendo a força de Matthew, que tocou terra pela parte sudeste da pequena cidade de McClellanville com ventos constantes de 120 km/h. Na turística Ilha de Hilton Head, de apenas 40 mil habitantes, foram registradas grandes inundações, produzidas pela ressaca que atinge áreas normalmente secas.

Ao longo do dia, a maré vai subir e, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC), a previsão é de que o mar atinja os dois metros de altura de Charleston, na Carolina do Sul, até Cabo Fear, na Carolina do Norte.

Conforme o boletim das 18h GMT (15h em Brasília) do NHC, o furacão se mantém com ventos máximos constantes de 120 km/h e se encontra sobre Myrtle Beach, na Carolina do Sul, e a 85 quilômetros de Cabo Fear.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos