Furacão Matthew toca a terra na Carolina do Sul

Miami (EUA), 8 out (EFE).- O furacão Matthew, que neste sábado caiu para a categoria 1, tocou a terra no sudeste da Carolina do Sul nesta manhã, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

No boletim mais atual, o NHC afirmou que o olho do furacão alcançou o sudeste da pequena cidade de McClellanville com ventos máximos sustentados de 120 km/h.

Como consequência da passagem do furacão, os meteorologistas preveem que ocorram "sérias inundações" em zonas de terra da Carolina do Sul.

O ciclone se encontra 90 quilômetros a sul-sudoeste de Myrtle Beach, na Carolina do Sul, e a 165 quilômetros do sudoeste de Cape Fear, na Carolina do Norte, de acordo ao último boletim do NHC.

Matthew, que na noite passada se deslocou perto do litoral da Geórgia, mantém uma velocidade de 19 km/h, assim como uma movimentação rumo ao nordeste, que será mantida ao longo do dia.

"Na trajetória prevista, o centro de Matthew continuará se movimentando perto ou sobre a costa da Carolina do Sul hoje, e perto do litoral sul da Carolina do Norte nesta noite", destacou o NHC.

O centro meteorológico prevê um enfraquecimento do ciclone nas próximas 48 horas, mas diz que o fenômeno embora permanecerá com "força de furacão enquanto seu centro passa perto do litoral da Carolina do Sul e da Carolina do Norte".

Na passagem pela Geórgia na sexta-feira, Matthew deixou quase 276 mil pessoas sem energia, segundo informou a fornecedora de eletricidade George Power, que detalhou que a maioria se encontra na área de Savannah, uma das mais afetadas pelos ventos e tempestades.

Em Savannah, a maré chegou a alcançar o segundo nível mais alto dos últimos 80 anos de acordo com dados do Serviço Nacional de Meteorologia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos