Vítimas parabenizam Santos por Nobel e pedem avanço dos diálogos de paz

Bogotá, 8 out (EFE).- As vítimas do conflito armado que participaram dos diálogos de paz entre o governo colombiano e as Farc em Havana parabenizaram neste sábado o presidente, Juan Manuel Santos, pelo Prêmio Nobel da Paz e pediram agilidade no acordo definitivo para acabar com a violência no país.

"Felicitamos o presidente por seus decididos esforços para acabar com mais de 50 anos de guerra civil no país e que o fizeram merecedor do Prêmio Nobel de Paz de 2016", disseram em comunicado.

Eles indicaram no texto que se sentem "honrados" com o reconhecimento mundial dado a Santos e que o assumiram "como próprio". Ao mesmo tempo, agradeceram a "persistência, dedicação e compromisso" com que o chefe de Estado liderou a "reconciliação nacional" e indicaram que o mérito é também das equipes negociadoras.

"Pedimos que os negociadores redobrem os esforços para agilizar o acordo definitivo e propomos um grande pacto social e político que proscreva a violência política na Colômbia", disseram.

O Comitê Nobel da Noruega anunciou ontem que o presidente da Colômbia recebeu o prêmio como apoio a sua decisão de convidar todas as partes a participar de um amplo diálogo nacional para que o processo de paz não morra. O acordo final entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), assinado em 26 de setembro em Cartagena, não pôde ser ratificado por votação popular no último dia 2.

O "não" ganhou com 50,21% dos votos, enquanto o "sim" teve 49,78%, o que gerou uma crise que obrigou o presidente do país a convocar os opositores à Casa de Nariño, sede do Executivo, para tentar chegar a um consenso e salvar o processo com a guerrilha.

"Nos somamos ao clamor de união nacional pela paz, pelo diálogo e pela fraternidade entre os colombianos, reconhecemos em todos e em cada um dos eleitores do referindo a grande vontade de alcançar a reconciliação do país e contribuir para criar um futuro melhor para as novas gerações", disseram as vítimas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos