Colégios eleitorais abrem para pleito parlamentar na Lituânia

Berlim, 9 out (EFE).- Os colégios eleitorais da Lituânia abriram neste domingo para o primeiro turno das eleições parlamentares, na qual os social-democratas querem se manter à frente do governo, apesar de sua queda nas pesquisas.

Os centros de votação permanecerão abertos até as 20h (horário local, 14h em Brasília) para que cerca de 2,5 milhões de cidadãos deste país do Báltico escolham entre as 14 listas eleitorais que se apresentam, e que aglutinam 23 forças políticas.

Segundo o sistema eleitoral lituano, as 141 cadeiras da Seimas são divididas de acordo com uma dupla votação paralela e para uma legislatura de quatro anos.

Assim, 71 deputados obtêm sua vaga por sistema majoritário em circunscrições unipessoais, enquanto os outros 70 são distribuídas por partidos por sistema proporcional e em uma única circunscrição nacional.

A situação econômica centrou grande parte dos debates da campanha, na qual os candidatos discutiram uma série de assuntos, desde a desigualdade e as políticas econômicas à corrupção e as medidas para reduzir a emigração de cidadãos, por motivos trabalhistas, para outros países da União Europeia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos