Eleitores republicanos apoiam Trump apesar de comentários machistas

Washington, 9 out (EFE).- A maioria dos eleitores republicanos apoia o candidato do partido às eleições presidênciais, Donald Trump, apesar do recente escândalo do vídeo no qual é possível escutar o magnata fazer comentários machistas, segundo uma pesquisa divulgada neste domingo nos Estados Unidos.

A pesquisa realizada pelo site "Politico" e pelo insituto Morning Consult com 1.549 eleitores registrados mostra que 74% dos entrevistados republicanos apoia Trump.

Apenas 12% pensa que o magnata imobiliário deveria abandonar a corrida presidencial, como reivindicaram várias vozes do partido, opinião que é compartilhada por 13% das mulheres republicanas consultadas.

De acordo com a pesquisa, feita no sábado (um dia após a divulgação do polêmico vídeo), 70% dos eleitores democratas quer que o multimilionário desista da corrida eleitoral.

Além disso, 74% de todos os eleitores reagiu negativamente ao vídeo, gravado em 2005 e no qual Trump usa palavras vulgares e obscenas para se referir às mulheres.

Na pesquisa, que tem margem de erro de dois pontos percentuais, 42% apoia a candidata presidencial democrata, Hillary Clinton, para as eleições do dia 8 de novembro. O magnata conta com 38% de apoio, à frente dos candidatos Gary Johnson (libertário, 8%) e Jill Stein (verde, 3%).

Se não forem levados em conta os outros candidatos na disputa, Hillary lidera com 45%, enquanto Trump chega a 41%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos