Ventos do ciclone pós-tropical Matthew diminuem

Miami, 9 out (EFE).- Os ventos fortes do furacão Matthew diminuíram nas últimas horas, enquanto o ciclone entra no Oceano Atlântico onde se dissipará amanhã, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Matthew, que nesta madrugada se transformou em ciclone pós-tropical, está a 320 quilômetros ao leste do Cabo Hatteras, na Carolina do Norte, que nesta noite vai registrar um aumento do nível do mar, especialmente em Ilhas Outer Banks.

De acordo ao boletim das 21 GMT (18h em Brasília), o último que o NHC emitiu sobre este ciclone, Matthew ainda apresenta ventos máximos constantes de 120 km/h, mas continua se afastando do litoral americano a uma velocidade de 24 km/h. De acordo aos meteorologistas, a previsão é que o ciclone se enfraqueça nesta noite e que amanhã se dissipe no Atlântico.

Todos os avisos e advertências que estavam vigentes para as regiões litorâneas da Carolina do Norte foram retirados, apesar de ainda serem sentidos alguns ventos com força de tempestade tropical e em partes do estado, castigado com especial força pelo ciclone, as inundações ainda representam um risco para a população, de acordo com o NHC.

O ciclone tocou o território americano no sábado em McClellanville, na Carolina do Sul, e, até o momento, 19 pessoas morreram: oito na Carolina do Norte, seis na Flórida, quatro na Geórgia, e uma na Carolina do Sul, de acordo com os levantamentos mais recentes dos governos locais.

Segundo o NHC, Matthew, que chegou a ter categoria 5, é o furacão mais poderoso já formado no Atlântico desde Félix, em 2007, que causou mais de 130 mortes em sua passagem pela Nicarágua.

Nesta temporada de furacões no Atlântico foram formadas 14 tempestades tropicais, sendo que seis se transformaram em furacões (Alex, Earl, Gaston, Hermine, Matthew e Nicole).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos