EI explode dois poços de petróleo no norte do Iraque

Mossul (Iraque), 10 out (EFE).- O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) explodiu, nas últimas horas, dois poços de petróleo em zonas da estratégica cidade de Al Qayara, a 50 quilômetros de Mossul, principal reduto do EI no Iraque.

O principal responsável político de Al Qayara, Saleh Hasan al Jabouri, detalhou à Agência Efe que o EI pôs explosivos ontem à noite nos dois poços e os detonou, o que causou um incêndio.

Em 28 de setembro, o grupo jihadista detonou outros três poços de petróleo na zona de Al Qayara, que se somam a outros seis atacados há seis meses pelos extremistas.

O EI incendiou as jazidas de petróleo para dificultar a visibilidade dos aviões de guerra inimigos com a fumaça que sai dos mesmos e tentar conter o avanço das tropas iraquianas, que expulsaram aos jihadistas desta zona no final de agosto.

O domínio de Al Qayara, na província de Ninawa, é fundamental para o começo da ofensiva final para libertar Mossul, a "capital" do EI no Iraque.

Al Qayara, que está há mais de dois anos em mãos do EI, tem também um importante valor estratégico por ser uma zona rica em petróleo, que os jihadistas usam para se financiar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos